Consumidores e empresas geralmente estão sempre online. E você deseja poder alcançá-los e observar o comportamento deles onde eles passam mais tempo. Portanto, tornar-se digital é uma obrigação para todas as empresas que desejam ter sucesso. Então, como você deve criar, ajustar e manter uma estratégia de marketing digital digna?
O marketing está em um estado estranho no momento. As tendências vêm e vão em um ritmo acelerado. Os profissionais de marketing até acreditam que o marketing mudou mais nos últimos dois anos do que nos 50 anos anteriores. Todo mundo está agora em um estado de total confusão. Qual é a melhor estratégia, isso vale a pena ou até arrisca? Mas quais são os mais essenciais? Vale a pena eu fazer a gestão das mídias sociais ou contratar uma Agência como a Webtrends?
Este artigo vai te ajudar a esclarecer.
O que é uma estratégia de marketing digital?
Uma estratégia de marketing digital é uma série de ações necessárias para atingir seus objetivos usando o marketing online. Por exemplo, seu objetivo pode ser gerar 25% mais leads por meio de seu website este ano do que você dirigiu no ano passado. Portanto, você está executando as ações necessárias para atingir esse objetivo.
Dependendo da escala do seu negócio, sua estratégia de marketing digital pode envolver vários objetivos. Isso pode ser difícil de gerenciar, mas empresas mais experientes podem lidar com isso muito bem.
Aqui está uma lista de sete estratégias de marketing digital que os profissionais de marketing podem adaptar para ajudar seus negócios a crescer.
1. Email Marketing
Apesar das previsões que os profissionais de marketing lançam sobre o marketing por e-mail e sua queda, eles ainda estão por aí e oferecem um ROI impressionante de 122%, de acordo com os estudos. Quem não gostaria desse tipo de ROI? E o melhor do marketing por email é que não custa nada executar uma campanha por email.
Embora o email marketing seja altamente eficaz, nem todos são capazes de experimentar o verdadeiro poder do email marketing. O email marketing é uma excelente ferramenta para se relacionar com os leads gerados através de seu conteúdo e sua estratégia de inbound. Como ele é utilizado em conjunto com outras mídias, ele é totalmente integrado as suas outras ações de comunicação. Portanto, o email marketing é uma ferramenta essencial para a implantação correta de um funil de vendas.
2. Otimização para mecanismos de busca
Você criou um site com um design incrível (se ainda não, recomendamos a Webtrends), com fotos legais e tudo mais, e acha que os visitantes virão. Certo? Não é bem assim. Provavelmente, existem centenas de sites apenas no seu setor. Como seu site pode aparecer quando os clientes em potencial pesquisam um tópico relevante para sua empresa?
É aqui que a otimização de mecanismos de busca , conhecida como SEO, desempenha um papel importante. A otimização de mecanismos de busca é essencial para qualquer site. Se o seu site tiver uma classificação alta nos resultados de pesquisa quando seus clientes em potencial pesquisam as palavras-chave relacionadas aos seus produtos ou serviços, deixa a impressão de que você é uma empresa respeitável. Quem confiará em alguém que está no fundo? Portanto, o SEO pode ser uma ótima opção para sua estratégia de marketing digital.
3. Marketing nos mecanismos de pesquisa
O SEM é uma estratégia de marketing do uso de publicidade em mecanismos de pesquisa para atrair visitantes ao seu site. O PPC (pagamento por clique) é o método mais comum para gerar leads.
As vantagens que a publicidade PPC pode trazer é que você pode alcançar seus clientes no momento certo com o anúncio certo, você só paga quando um cliente interessado clica no seu anúncio e pode controlar quanto deseja gastar.
Mesmo quando você tem controle sobre seu orçamento, é ótimo se você tiver alguém experiente que possa ajudá-lo nesse campo.
4. Marketing de influência
O marketing de influenciadores é uma ferramenta altamente eficaz para expandir sua marca. A tendência do marketing de influenciadores está crescendo em ritmo acelerado. Um estudo mostra que 84% dos profissionais de marketing esperam lançar pelo menos uma campanha de marketing de influenciadores nos próximos 12 meses.
Os principais motivos pelos quais você deve adotar o marketing de influenciadores são que a maioria dos clientes se tornou imune aos canais de marketing tradicionais e o aspecto boca a boca dos influenciadores cria confiança para sua marca. O cliente se envolverá mais com sua marca por causa da autenticidade dos influenciadores .
Entre em contato com os influenciadores e pergunte se eles estariam dispostos a promover sua marca. Alguns podem oferecer isso em troca de produtos gratuitos. No entanto, a maioria vai exigir uma taxa. Se você está apenas começando um negócio, pode não conseguir alcançar grandes influenciadores. Nesse caso, você deve alcançar micro-influenciadores.
Eles são muito mais baratos e, às vezes, podem ser mais eficazes na construção de confiança, e as taxas de engajamento podem ser muito maiores do que aquelas com milhões de seguidores. Além disso, não é complicado acompanhar o ROI do marketing de influenciadores.
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5. Marketing de Conteúdo
Por que o marketing de conteúdo é tão eficaz?
O marketing de conteúdo gira em torno da criação, publicação e distribuição de conteúdo para um público-alvo.
Quando você ajusta sua estratégia de conteúdo para seguir os diferentes estágios da jornada do cliente, cria um conteúdo útil que seu público-alvo adorará ler, pois oferecerá a solução para seus problemas.
Isso acaba gerando confiança e aumenta as taxas de conversão, aumenta a visibilidade da sua marca e aumenta a conscientização. Como bônus, o marketing de conteúdo funciona de maneira brilhante com seus esforços de SEO.
O Marketing de conteúdo é uma estratégia fundamental para atrair seus potenciais consumidores. E para que funcione corretamente o conteúdo que você irá entregar precisa ser relevante e entregar real valor, para que seus leads se sintam interessados em consumi-los.
6. Marketing de afiliados
O marketing de afiliados pode ser confundido com o marketing de influenciadores. Também depende da influência das pessoas para gerar vendas. No marketing de afiliados, você pode relaxar e relaxar enquanto os outros fazem seu marketing para você. Essa é uma versão bastante simplificada de explicar as coisas. É previsto que os gastos com marketing de afiliados cheguem a US $ 6,82 bilhões em 2020.
Você recruta afiliados para sua marca para atrair leads para você. Toda vez que um parceiro afiliado traz um novo cliente ou líder, ele recebe uma comissão. Essa comissão depende inteiramente de você, mas a comissão maior é que mais afiliados participarão do seu programa. Cada afiliado recebe seu próprio link de afiliado, para que você saiba a quem deve pagar a comissão.
7. Remarketing
O Remarketing é mais um ponto importante dentro do marketing digital e ele tem a função de perseguir os usuários em potencial novamente com um conteúdo caso eles tenham visitado suas páginas e não tenha comprado o se tornado lead. É possível realizar esta ação inserindo o pixel de conversão dentro do site de sua empresa para marcar os usuários que passaram por ele.
Por isso o remarketing é uma importante estratégia de marketing para aumentar o reconhecimento de sua marca e também a conversão em leads e vendas. Através desta estratégia é possível fechar os clientes que possivelmente fechariam com seus concorrentes. A importância do remarketing é que ele lembra seus clientes e faz a conversão que você está esperando.
Estratégia de Marketing Digital: 4 etapas para prosperar
Crie suas personas ideais para o cliente
Para qualquer estratégia de marketing, você precisa saber para quem está comercializando. Qualquer estratégia de marketing digital deve ser baseada em personas detalhadas do comprador, e seu primeiro passo é criá-las.
As personas dos compradores representam seu cliente ideal e podem ser criadas pesquisando, pesquisando e entrevistando seu público-alvo. Para obter uma imagem arredondada da sua persona, seu pool de pesquisa deve incluir uma mistura de clientes, possíveis clientes e pessoas fora do banco de dados de contatos que se alinham ao seu público-alvo. Ou você pode imaginar seu cliente perfeito, definindo o seu.
Quando você começa a definir personas, geralmente começa com informações demográficas, como localização, idade, renda etc. Então, se você deseja criar uma persona mais profunda, começa com outras informações qualitativas, como quais são seus objetivos, o que elas obterão com seu produto ou produto. serviço, etc. Então, quais desafios eles enfrentam, quais são os problemas que eles precisam resolver. Eles são todos pessoas, então quais hobbies eles fazem e quais são seus interesses.
Pegue essas informações e crie uma ou mais personas arredondadas e verifique se elas estão no centro de sua estratégia de marketing digital.
Identifique suas metas e ferramentas necessárias
Você deve sempre vincular suas metas de marketing às metas fundamentais do seu negócio. Mas, qualquer que seja seu objetivo principal, você precisa saber como mensurá-lo e, o que é mais importante, poder mensurá-lo.
A forma como você mede a eficácia de sua estratégia de marketing digital será diferente para cada negócio e depende de seus objetivos. Essas métricas ajudarão você a ajustar sua estratégia no futuro. Portanto, você também precisará das ferramentas certas para apoiar sua estratégia de marketing digital.
Avalie seus ativos digitais existentes
Ao considerar seus ativos digitais existentes a serem incorporados à sua estratégia de marketing digital, é útil primeiro olhar para o quadro geral para evitar ficar sobrecarregado. Os ativos digitais podem ser sua mídia de propriedade, como seu site, contas de mídia social, blogs, imagens etc.
No geral, coisas sobre as quais você tem total controle. Então você ganhou mídia. Menções, críticas positivas e qualquer outro conteúdo que outras pessoas compartilhem sobre você. Portanto, é qualquer exposição que você ganha de outras pessoas. Mídia paga é como o próprio nome diz, qualquer fonte que você gasta em dinheiro para atrair a atenção de seus compradores. Isso inclui campanhas do Google AdWords, postagens de mídia social pagas.
Familiarize-se com todos os seus ativos, para que você possa ter uma imagem clara da mídia existente, adquirida e paga. Então você pode começar a pensar sobre o que manter e o que jogar.
Audite e planeje sua mídia
No centro da estratégia de marketing digital está sua mídia própria, que quase sempre assume a forma de conteúdo. O conteúdo pode ajudá-lo a converter os visitantes do site em leads e clientes. Portanto, qualquer que seja seu objetivo, você deve usar o conteúdo próprio para formar sua estratégia de marketing digital.
Avaliar sua mídia obtida anteriormente em relação aos seus objetivos atuais pode ajudar você a ter uma ideia de onde concentrar seu tempo. Veja de onde vêm seu tráfego e leads. Em seguida, escolha aqueles com os quais você mais se beneficia e faça parte da sua estratégia de marketing digital.
Avalie sua mídia paga em cada plataforma, como Google AdWords, Facebook, Twitter, etc. Descubra o que provavelmente o ajudará a alcançar seus objetivos atuais.
Se você gastou muito dinheiro em uma plataforma e não viu os resultados desejados, talvez seja hora de redefinir sua abordagem e se concentrar em outra plataforma que parece obter melhores resultados.
Sucesso da estratégia de marketing digital
Construir uma estratégia de marketing digital bem-sucedida é um grande desafio no mundo dos negócios de hoje. No entanto, escolhendo as estratégias de marketing digital certas, você pode se destacar da multidão. Portanto, reserve um tempo para ver qual das opções acima funcionará melhor e tente combiná-las. Experimentar é um processo em que você descobrirá o verdadeiro caminho para o seu sucesso digital.
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