abril 30, 2024
Chicago 12, Melborne City, USA
Uncategorized

O impacto positivo da adoção de pets na saúde mental e emocional

Adotar pets pode ser um fator fundamental para melhorar a saúde mental e física de pessoas. Diversas pesquisas mostram que tutores de pets estão menos propensos a enfrentar condições como ansiedade e depressão, além de outras doenças crônicas como a hipertensão. 

Além disso, brincar com animais de estimação ajuda a elevar os níveis de dopamina e serotonina, hormônios essenciais para aumentar a sensação de bem-estar. Um estudo do HABRI (Human Animal Bond Research Institute), dos Estados Unidos, mostra que 74% dos tutores de pets afirmam ter tido melhorias significativas em relação à saúde mental após a adoção de animais. 

Como podemos perceber, não estamos falando apenas em comprar as melhores rações ou dar toda a estrutura para o conforto do animal, mas como essa relação com o pet pode beneficiar as pessoas de forma concreta, trazendo resultados significativos no dia a dia. 

Confira abaixo quais são os principais benefícios da adoção de pets para a nossa saúde mental e emocional:

Ajuda a estimular o hábito de atividades físicas na rotina 

A maioria dos tutores de pets tem o costume de levá-los para passear no dia a dia. Esse é um grande estímulo para a prática diária de exercícios físicos. Colocar na rotina um passeio diário com o seu cachorro, por exemplo, permite a inclusão da caminhada ou corrida leve na sua rotina. 

Hoje em dia, com o avanço do sedentarismo e da obesidade, encontrar formas de tornar as atividades físicas um hábito é vital. E aproveitar o passeio com o pet para isso pode ser primordial para prevenir doenças crônicas, como a hipertensão e a diabetes. 

Oferece companhia

O pet também é uma companhia que traz segurança e conforto para o dia a dia. Nada melhor do que brincar e conversar com seu animal de estimação na sua rotina. Isso torna tudo mais prazeroso! Esse é um impacto muito positivo, principalmente na vida de pessoas que moram sozinhas ou de idosos e deficientes que têm dificuldade para se movimentar. 

Favorece a construção de uma rotina mais saudável e que faça sentido

Uma das principais causas da ansiedade e depressão é a falta de perspectiva no presente e no futuro. E adotar um pet pode ser uma forma eficaz de construir uma rotina que faça sentido para a sua vida. Lembrar que você tem de alimentar o seu bichinho, levá-lo para passear e fazer-lhe companhia, lembra que você precisa se alimentar, exercitar, trabalhar e ter momentos de lazer. 

Facilita as interações sociais no dia a dia 

Para pessoas com problemas de baixa autoestima, a adoção de um pet pode facilitar as interações sociais no dia a dia. Nada melhor do que conhecer novas pessoas ao passear com o seu cachorro. Ao caminhar por parques e praças, sempre encontramos com outros tutores de pet e sempre é possível puxar conversa, mesmo quando somos tímidos. 

Redução de níveis de estresse e ansiedade  

No dia a dia cada vez mais corrido, estamos expostos a altos níveis de estresse e ao desenvolvimento de condições como a ansiedade. Estar sob forte pressão e com preocupações excessivas faz com que nosso corpo libere muito cortisol, e isso pode ser bastante prejudicial para a saúde física e mental. 

Por isso, adotar um pet pode ser uma forma de diminuir os níveis de estresse e ansiedade. Isso porque o fato do pet lhe fazer companhia e lhe trazer possibilidades de interação e brincadeiras ajuda a liberar endorfina, hormônio que promove a sensação de bem-estar e diminui a produção de cortisol. 

Como podemos perceber, a adoção de pets traz diversos impactos positivos sobre a saúde mental e emocional das pessoas. O Brasil é o país com maior número de indivíduos com ansiedade e um dos países com mais pessoas com depressão. E a adoção de animais de estimação pode ajudá-las a tratar desses problemas e ter mais confiança para lidar com as atividades do dia a dia.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X