maio 20, 2024
Chicago 12, Melborne City, USA
Dicas

O que é o blend de carne e como preparar?

O hambúrguer é uma paixão nacional. Não é à toa que dezenas de redes de restaurantes fizeram o seu nome e se consolidaram no mercado através da venda desse tipo de lanche.

Para além das grandes empresas e franquias, o lanche também ganhou seu espaço. Seja em versões gourmetizadas, caseiras ou através do famoso “podrão”, os hambúrgueres chegaram aos mais diferentes lugares e camadas sociais. 

Mas será que é possível reproduzir a receita em casa sem perder o sabor? Fazer uma boa carne de hambúrguer depende de diversos fatores: escolha do ingrediente, uso dos temperos, porcentagem adequada de gordura e preparo correto. Abaixo, você confere mais informações e algumas dicas para fazer o blend perfeito!  

Afinal, o que é o blend?

Com certeza você já ouviu falar de hambúrguer, mas talvez nunca tenha sido apresentado a expressão blend. A palavra é usada para se referir a mistura de carnes usadas na preparação de um hambúrguer. 

Antes, o uso de apenas um tipo de carne para fazer o lanche era comum. Entretanto, com a popularização das lanchonetes e restaurantes especializados, novos tipos de carne foram agregados ao preparo, com o objetivo de deixar o hambúrguer mais suculento e saboroso. 

Quais tipos de carnes são usadas no blend?

Diferentes tipos de carne podem ser usados no blend, de acordo com o gosto de cada pessoa. O importante é manter uma porcentagem de gordura próxima aos 20%, ou seja, um quinto do hambúrguer deve ser composto por gordura. Essa taxa garante a suculência sem que o lanche se torne indigesto. 

Na hora de ir ao açougue ou mercado, é possível optar pela fraldinha, peito, acém ou coxão duro, que estão entre as carnes mais populares para a receita. Após fazer a escolha, basta selecionar dois ou mais tipos de carne e misturar proporcionalmente, respeitando a porcentagem de gordura e o tamanho desejado do blend. 

Como escolher a carne?

Com os principais tipos de carne usados no blend em mente, fica mais fácil fazer uma escolha de acordo com a sua preferência. O importante é escolher mais de um tipo de corte e dar preferência às carnes moídas duas vezes. 

Comprar em um estabelecimento de boa procedência também é essencial para o sucesso do seu hambúrguer, portanto, procure um mercado ou açougue de qualidade. Outra dica é deixar para comprar a carne próximo à data da receita, garantindo que o ingrediente principal do lanche estará fresco. 

O blend precisa ser temperado?

Essa é uma dúvida importante, afinal, quando se trata de sabor, a mistura de carnes é a estrela do blend. Apesar disso, alguns temperos básicos como sal e pimenta se tornam indispensáveis e devem ser adicionados na carne durante o preparo. 

Para quem é fã de outros temperos, o uso não é proibido. Basta ficar atento para que o sabor da carne continue tendo seu destaque e, principalmente, para que a sua textura não seja alterada, de maneira que seja possível moldar os hambúrgueres. 

Cuidados no preparo

Após escolher as carnes, os temperos e moldar o blend, é importante manter o cuidado na hora de preparar efetivamente. A carne pode ser feita na churrasqueira, no forno, no fogão ou na air fryer, de acordo com o gosto de cada pessoa. O importante é esperar um lado dourar antes de virar o blend para evitar que o hambúrguer perca a forma. 

Para finalizar o hambúrguer perfeito, basta colocar o blend no pão e adicionar os complementos de preferência: salada, molhos, queijo, bacon… a criatividade é o limite nessa hora.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X