abril 27, 2024
Chicago 12, Melborne City, USA
Dicas

Saiba como trazer mais independência na rotina do seu filho

Veja algumas dicas práticas para ensinar mais autonomia para a sua criança

Você já ouviu alguém do seu círculo dizer que criamos os filhos para o mundo e não para nós? Essa frase ilustra a dificuldade que alguns pais podem sentir na criação dos filhos para que se tornem independentes.

Além disso, não é fácil equilibrar a balança entre os limites e a responsabilidade. Mas quando os pais conseguem entender como disciplinar com amor, sem punições e estimulando a independência, os filhos se tornam adultos mais confiantes.

É importante lembrar que a casa precisa ser adaptada à criança, para que ela consiga se integrar. Por exemplo, ela precisa ter o seu quarto, com um armário infantil, caixas para brinquedos e os objetos ao seu alcance, de acordo com a idade.

Mas a grande questão é: como criar um ambiente e uma rotina diária que ajudará o seu filho a ser mais responsável e ter mais autonomia? Neste artigo, vamos te ajudar a trazer mais independência para a rotina do seu filho.

Inclua a criança na rotina da casa desde pequeno

O seu filho precisa se sentir parte integrante da família, para isso, ele precisa ter uma função dentro de casa. Assim, ele deve ser incluído nas tarefas diárias, com suas próprias atividades programadas dentro da rotina, para que ele saiba o que precisa ser feito.

Ajudar em casa e fazer o seu filho entender que as responsabilidades que ele assume contribuem para o bom funcionamento do lar vai ajudá-lo a ter mais autonomia. Por isso, ensine-o a guardar os brinquedos, os sapatos, a colocar a mesa para as refeições, a jogar as roupas no cesto e arrumar a cama. Depois, vá aumentando a complexidade das tarefas conforme a idade.

Deixe a criança errar e mostre que isso faz parte do aprendizado

Errar é muito importante para a criança, por isso, permita que ele erre e se frustre com isso. Isso não significa que ele não é capaz de fazer, e sim que ele precisa passar pelo processo. Por isso, evite fazer as coisas no lugar dele.

Apoie o seu filho, mantenha um bom diálogo e escuta ativa para estabelecer o vínculo de confiança e aproveite esses momentos para ensinar lições valiosas sobre a vida.

Não seja superprotetor

Para criar filhos independentes, é preciso abrir mão do controle sobre eles e suas ações, o que pode criar uma falsa ilusão de que estamos protegendo-os de todos os perigos. Isso pode criar conflitos no futuro, na fase da adolescência, e não vai ensinar a criança as atividades essenciais do dia a dia.

Tentar controlar demais o seu filho pode prejudicá-lo e não vai impedir que ele passe por sofrimentos e frustrações na vida. Além do mais, quando você abre mão do controle, você permite que ele se torne mais forte e preparado para as adversidades da vida.

Ajude seu filho a encontrar as atividades que ele gosta

Incentive o seu filho a encontrar e fazer aquilo que ele gosta, isso em relação aos hobbies, brincadeiras ou profissão, quando falamos do futuro. Deixe a criança se expressar de formas diversas, por meio da arte, do esporte e outras atividades. Fazer isso vai ajudá-lo a entender e preservar a sua individualidade.

Evite críticas desnecessárias

Evite ficar criticando as tarefas e atividades do seu filho, dizendo que não foi feita da forma correta. O melhor é dar um reforço positivo e entender que ele tem um processo de aprendizado. Na próxima vez, proponha-se a fazer com ele, para ajudá-lo a melhorar.

Dê liberdade para que a criança se expresse

Dar liberdade ao filho não significa nunca dizer não, deixar de corrigir ou de ajudar quando é necessário. Significa deixar a criança se expressar, lembrando que cada uma tem suas particularidades e não devem ser comparadas. Deixe a criança brincar, mas sem se esquecer de suas responsabilidades.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X