maio 2, 2024
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Netflix ou TikTok? Tendências da nova experiência em assistir TV

O mundo mudou, e a forma de consumo na indústria audiovisual também

Em um primeiro momento, Netflix e TikTok podem não parecer concorrentes, mas são. A diferença é que a primeira plataforma é assistida, na grande maioria das vezes, através das melhores smart tvs, enquanto que a segunda é acessada via smartphones.

Além disso, a Netflix, que é paga, recebe milhões de horas de programação praticamente de graça, enquanto que o TikTok, que é gratuito, consome bilhões de dólares em capital na criação de conteúdo.

No entanto, não é somente Netflix X TikTok. Na verdade, é todo um serviço de mídia que faz a distribuição pela internet (OTT) e streaming, como HBO Max, Disney+, Apple TV, Peacock, Amazon Prime, Hulu, entre muitos outros.

Apesar de a Netflix ter perdido um pouco da audiência, a plataforma ainda continua sendo o principal streaming, com mais clientes do que qualquer outro serviço OTT.

Em relação ao TikTok, a plataforma acabou de anunciar o trimestre mais lucrativo em comparação a qualquer outro app, com receita de US$ 840 milhões (R$ 4 bilhões). 

Com isso, ela foi elevada ao patamar de player massivo entre os apps de vídeos de entretenimento, deixando gigantes, como YouTube e Meta, para trás, apesar dos esforços.

Neste artigo, você vai conhecer as principais estratégias que as duas plataformas adotam para tentar se manter no topo e ganhar espaço entre a audiência. Confira!

Netflix X TikTok

Com a concorrência cada dia mais acirrada, a perda de assinaturas por parte da Netflix e o volume de conteúdos do TikTok, é preciso inovar. E a bola da vez são os games.

O mercado de jogos possui mais de três bilhões de jogadores em todo o mundo e conta com uma receita estimada em US$ 200 bilhões. Ou seja, é uma indústria extremamente popular e muito lucrativa.

A Netflix lançou em 2021 um serviço de games móveis para todos os assinantes. Dois deles, inclusive, ligados ao seriado Stranger Things. O TikTok, por sua vez, oferece jogos para alguns usuários desde 2019, e é provável que mais pessoas tenham acesso nos próximos tempos.

De todo modo, um fato inquestionável é que tanto a Netflix quanto o TikTok estão promovendo mudanças significativas no setor de entretenimento.

Características em comum

A Netflix e o TikTok compartilham algumas características importantes. São elas:

  • as duas oferecem conteúdo audiovisual online (a Netflix de longa e o TikTok de curta duração);
  • visam a expansão da base de usuários;
  • coletam e usam dados para promover melhorias nos serviços;
  • ambas enfrentam uma concorrência forte, que vem tanto da mídia de entretenimento quanto de outras organizações e plataformas.

Vale ressaltar que diversas obras estão saindo da Netflix e migrando para a concorrência, assim como o Tiktok tem perdido influenciadores para outras plataformas, como o Instagram e o YouTube.

O papel dos jogos na inovação das plataformas

É exatamente neste lugar que os games entram. Afinal, segundo um relatório de hábitos de consumo, cerca de 80% dos internautas jogam ao menos um tipo de jogo online. Inclusive, entre a geração Z, os games são a primeira ou no máximo a segunda atividade de entretenimento mais popular. 

Mas por que os games são tão atrativos? Porque, normalmente, os games têm picos de engajamento maiores em comparação a filmes, seriados e vídeos curtos. 

Muito disso se deve aos estímulos relacionados à motivação e disputa que essa atividade proporciona. Além disso, quem passa muito tempo jogando, geralmente procura uma narrativa adicional, que pode ser tanto no formato de filme quanto de seriado.

Por outro lado, as pessoas que assistem a muitos filmes ou seriados costumam ter interesse em jogos relacionados às suas obras favoritas. Por isso, é uma boa opção apostar neste universo para inovar.

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